27/08/11

SOFRES HUMILHAÇÃO OU PERSEGUIÇÃO NO TRABALHO?



Ele põe num lugar alto os abatidos; e os que choram são exaltados à segurança. 
Jó 5:11

É quase inevitável não passarmos por uma humilhação ou perseguição nesta vida,mas no ambiente de trabalho é um dos locais mais frequentes nessa prática.
Fico indignada como ainda existem pessoas capazes de fazer qualquer coisa pra subir de cargo ou ser bem visto pelo chefe, pelos maus chefes, pois líderes dignos abominam esse tipo de atitude. Um líder de verdade analisa o potencial pelas atitudes e comportamento de seu subordinado sem se ater ao “disse me disse”.
São os profissionais desequilibrados, incompetentes e medrosos que praticam tais arbitrariedades, coagindo pessoas a situações terríveis e muitas vezes desumanas e descabidas.
Os profissionais atacados permanecem no emprego porque realmente necessitam e temem o desemprego. E se já possuem uma baixa auto-estima a tendência é produzir cada vez menos e instintivamente há reflexo em seus lares vida escolar ou acabam adoecendo.
Já sofri muitas humilhações na minha vida, tanto de patrões quanto de funcionários antigos e isso me acarretou vários problemas na época, aprendi na marra a separar pessoas de “pessoas”.
Tem funcionário (a) que por medo da competência profissional do colega ou da sua desenvoltura ou carisma, se sente ameaçado e faz de tudo para destruir o seu “adversário”. Promovendo intrigas, inventando provas, forjando situações para prejudicar e humilhar.
Funcionário mais antigo se achando no direito de “pisar” nos mais novos. Chefes que não possuem a menor competência pra chefiar subestimando seu subordinado.
Vejo pessoas robotizadas. Sem vida social e familiar saudável. Pessoas que se arrastam para ir trabalhar, sem brilho nos olhos, sem garra, sem espírito de equipe... Pessoas desvalorizadas e sem a menor motivação de produzir. Sabe aquela história que apertamos o botão e tudo sai no automático! È assim o funcionário qualificado, porém desvalorizado.
É um absurdo essa relação desigual entre patrões e funcionários, pois os patrões necessitam demais de seus funcionários para fazer dinheiro entrar. Penso que pessoas bem alimentadas em locais adequados e bons treinamentos produzem mais e adoecem menos. Quem vestiria uma camisa fedida e rasgada com prazer? Então, como poderíamos vestir a camisa de uma Empresa que não valoriza seus funcionários e só pensa em seus lucros?
Após um treinamento adequado, supervisão coerente, se o funcionário não se adequar a vaga, demita-o! Mas, não o maltrate! Ninguém tem esse direito.
As empresas de grande porte possuem um excelente retorno, por quê? Dão aos seus subordinados, dignidade e exigem excelência. Nada mais do que justo.
Aos profissionais que se submetem a este tipo de situação eu deixo um conselho:
Amigo (a), você batalhou pra chegar até onde está, porque vai parar por aí e deixar pessoas te pisarem? Por medo de ficar desempregado? Sinceramente, se não pode erguer tua cabeça agora e se impor neste trabalho, seja com colegas ou patrão, nunca mais o fará. Pior será se adoecer. Sim adoecer, a submissão cotidiana adoece e faz cair a tua produção.
Local de trabalho não é sua 2ª casa e nem parque de diversão, ali você tem colegas de trabalho e não amigos do peito! Pode até surgir alguns amigos ao longo de sua vida, mas isso vem com o tempo. Ali o lema é produzir.
Lute! Busque outra re colocação ou dê um basta nestas humilhações e façam te respeitar. Seja sempre sábio, não perca a tua razão nunca. Leia os teus direitos trabalhistas e teus deveres. Aconselhe-se com advogados trabalhistas, se for o caso.
Seja mais sério, mais equilibrado, feche a boca com relação a sua vida particular, seja o melhor profissional de sua área, estude e nunca se deixe abater. Você pode!

Assim foram humilhados os filhos de Israel naquele tempo, e os filhos de Judá prevaleceram, porque confiaram no Senhor Deus de seus pais. 
2 Crônicas 13:18

Se você não acreditar no seu potencial quem acreditará?
Deus te abençoe,

Por: Sheilinha Lima

9 comentários:

  1. Sheilinha, Querida!
    Seu blog é fantástico!
    O seu post faz a gente refletir muito, e fala sobre um problema sério que ocorre nas relações humanas e de trabalho. As pessoas, realmente, não devem permitir humilhações de qualquer espécie, ou que abalem a auto-estima delas. Vc foi no ponto certo, na ferida desse problema tão comum no nosso cotidiano.
    Parabéns pelo post, e muito obrigado pela reflexão, Querida!
    Beijo gostoso.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post. Muitos profissionais qualificados estão desperdiçando tempo em empresas que têm por regra desrespeitar seus funcionários. Você tem toda razão. Para isso temos a legislação trabalhista. Procure um bom advogado. Não tenha medo do desemprego, lembre-se: Você é qualificado. Parabéns Sheilinha.

    ResponderExcluir
  3. Com excelência é assim que você se expressa,tamanha sabedoria,faz agente olhar o nosso cotidiano com outros olhos.Com olhos de um vencedor,de um bom funcionário que e não se deixa abater e nem se quer ser humilhado a correr atrás de seus direitos,na verdade de ser sábio,de se manter-se sempre informado.PARABÉNS,PELO SEU CARÁCTER E INTELIGENCIA!!!QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO GRANDEMENTE.

    ResponderExcluir
  4. SHEILINHA, DEU TE USOU TREMENDAMENTE NESTE POST.

    "SE TEU OLHO DIREITO TE FAZ TROPEÇAR, ARRANQUE-O E LANCE LONGE DE TI, MELHOR PERDER UMA PARTE DO CORPO DO QUE TODO SEU CORPO SER LANÇADO NO INFERNO."
    ESTE É UM TEXTO BÍBLICO MUITO CONHECIDO E FOI REFLETINDO NELE DIARIAMENTE, QUE RESOLVI SAIR DA EMPRESA O QUAL TRABALHEI 5 ANOS COM TODA DEDICAÇÃO E SENDO HUMILHADO PELO PATRÃO QUASE TODOS OS DIAS. ENTÃO COMECEI A ORAR PRA TER A CORAGEM DE ARRANCAR O OLHO, POIS POR CONTA DESSE TRATAMENTO, EU ENFRAQUECI DE TAL MANEIRA NA FÉ, QUE JÁ NÃO TINHA MAIS FORÇAS SE QUER DE LOUVAR A DEUS. COMO VOCÊ DISSE, PODEMOS ADOECER, SIM TANTO NO CORPO QUANTO NO ESPÍRITO.
    ENTÃO É MELHOR SAIR FORA DO QUE PERDER A LUTA E SUA SALVAÇÃO.
    BEIJOS DO TEU MARIDO QUE TE AMA E TE ADMIRA.
    AIRTON LIMA

    ResponderExcluir
  5. Oi Sheilinha!
    Minha querida xará gostei muito do seu blog e achei esse seu post muito interessante, muito bom mesmo! ;)
    Voltarei mais vezes por aqui e com mais calma!
    Fique à vontade, se desejar, para conhecer os meus tb! Tenho 4... hehe Divirta-se! Será bem-vinda em todos!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  6. Blog liindo!
    Adorei a mensagem!
    Muito construtiva. ninguem merece viver a merce de desrespeito!
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelas sábias palavras.
    Me fizeram muito bem, eu tenho sofrido perseguições no trabalho e conversei com as pessoas que ocupavam minha posição antes.
    Todas não suportaram mais de seis meses e saíram após sofrer as mesmas perseguições.
    Não vou abaixar a cabeça e permitir humilhações, vou ficar firme e não vou pedir demissão. Pois as duas pessoas que fazem de tudo para me humilhar e me prejudicar diante da direção fazem isso porque estão com medo de serem substituídas, de perderem o posto e acham que se eu não estiver lá elas serão insubstituíveis.
    Este texto me fez refletir dessa forma: Deus é por mim e não permitirá que o inimigo me humilhe.
    Deus é minha fortaleza e não posso ceder ao inimigo.
    Confiando em Deus e mantendo a serenidade tudo se resolverá.

    Obrigada pelo post!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico muito feliz por ver que o conteúdo desta mensagem lhe serviu, lhe ajudou. Obrigada por ter entrado aqui. Que Deus te guarde em seu emprego e te faça prosperar. Deus é contigo! Abs

      Excluir
  8. obrigada pelpos conselhos vou poder em pratica tsd isto e no nome de JESUS VOU CONSEGUIR SUPERAR TD ISTO BJS

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Ele será muito importante para o enriquecimento dos próximos artigos. Obrigada