30/03/2012

Quando você precisa tomar uma decisão difícil.


Na Bíblia está escrito em Mateus 5:37  “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno”

Isso me induz a pensar que não podemos ficar em cima do muro.
Quase que diariamente precisamos tomar decisões e muitas destas decisões podem mudar completamente o rumo de sua vida, pra melhor ou pra pior.
Recomendo por experiência própria tomar muito cuidado nessas horas e avaliar todo o processo para não errar ou se dar muito mal.

Muitas jovens por amor aos seus companheiros, namorados aceitam situações que desgraçam sua vida e marcam pra sempre. Pessoas que por amor, carência não resiste ao mal e este mal as jogam na lama.
Mães e pais que não educam por não terem tempo saudável com seus filhos e assim permitem enganos e fecham olhos para os erros de seus filhos.
Pais e mães que não educam para não se estressarem.
Amigos que para não se sentirem excluídos do grupo ou para não serem apontados como bobos, caretas, aceitam situações que arrebentam com sua moral, saúde e liberdade.
Conheço pessoas que não possuem necessidade de roubar, mas tomam a decisão de roubar pequenos objetos de sua empresa e se enganam ao pensar que ia pro lixo aquilo ou porque o patrão é ruim ou porque o objeto é uma simples caneta.
Homens e mulheres casados adulterando só por aventura ou porque brigou em casa ou porque a sociedade impõe...
Você mentiu porque não tem coragem de contar a verdade.
Namora qualquer pessoa porque está na carência.

Ai, amigos leitores, caneta é pequena sim, mas não lhe pertence. O seu patrão é canalha? Arrume outro emprego! Seu tempo é curto porque trabalha demais? Prefira ver seu filho chorando ou irritado porque foi corrigido por você do que chorando porque foi espancado na rua ou preso.

Lembro de duas decisões recentes que tomei na maior das boas intenções e acabei acarretando pra mim, muitos problemas. Isto porque não pensei nas possibilidades negativas que aquela atitude poderia me causar, orei a Deus, mas, tomei a decisão sem esperar em Deus.

 A primeira decisão foi em socorrer um gato de rua doente, logo eu que não tenho experiência nenhuma com felinos. Por amar os animais, senti a dor que aquele animal estava sentindo e o recolhi, alimentei e tratei de suas feridas, nessa hora fui mordida e contraí uma doença muito dolorosa e de cicatrização lenta. Fiquei sentido dor e impossibilitada de fazer tarefas normais diárias por 3 meses e ainda não fui curada totalmente da enfermidade. Tive gastos com remédios, médicos... Mas pela misericórdia de Deus consegui tratamento gratuito na FioCruz. Veja mais em: http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/esporotricose.shtml
Qual era o correto a fazer? Contatar o SUIPA e esperar que o animal fosse recolhido, no máximo colocar alimento e água e orar.
 Pois, não tenho competência profissional para tratar de certas doenças. Consegui fazer um bem ao animal e isso muito me compensou, mas confesso que não queria sofrer.

A segunda decisão errada que tomei foi acolher uma moça com quase a mesma idade da minha filha por comoção de uma atitude feita contra ela. (A irmã dela expulsou-a de casa e a vi em desespero sem saber pra onde ir).
 Abri as portas da minha casa, conversei com ela sobre as regras da minha casa e família (andar nos caminhos de Deus, pagar uma conta que no caso dela foi a água, participar da comunhão de nossa casa, ser responsável, falar sempre a verdade e nunca esconder nada de nós)  e comecei a dividir com ela todo amor, responsabilidade, dedicação que dava a minha filha pra ela também. Ajeitamos a casa toda para recebê-la, com cama e armário novos, rotina modificada para adaptar mais um integrante na família, em fim tudo para acolher da melhor forma.
Mas, infelizmente tudo começou a dar errado após uns 20 dias de convívio, pois em nossa casa há regras e conceitos que ela não conseguiu se adaptar. Pra não expor a vida desta moça aqui e nem a nossa, prefiro encurtar a história.

Essa minha atitude impensada e impulsiva, conseguiu zelar por ela naquele momento de desespero aparente, conseguimos falar mais de Deus pra ela, estabilizar sua situação com os seus pais adotivos, mas esta história nos machucou muito porque sonhamos muito alto com a presença dela em nossas vidas e logo veio a decepção. Acredito que por tomarmos medidas radicais pra não se estender mais o problema provocamos nela um sentimento de vazio momentâneo, pois o que pra nós era um absurdo, pra ela coisa comum e aí se formou a mágoa pra ambos os lados. Ela não aceitou que estava errando e nós, por conversarmos muito sobre o assunto, não queríamos arriscar além do que já havíamos arriscado. Finalmente, pagamos um táxi pra levá-la a casa de seus verdadeiros pais adotivo. Houve um resgate, conforto espiritual e tranqüilidade. Depois um desgaste emocional, ingratidão e decepção.

Não sei qual a decisão que você vai precisar tomar, só sei que antes deve orar e pedir direção a Deus e esperar a resposta de Deus.
Há momentos de esperar e outros de agir. Olha o que a bíblia nos ensina:

Eclesiastes 3:1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:
Eclesiastes 3:2 há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;
Eclesiastes 3:3 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar;
Eclesiastes 3:4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria;
Eclesiastes 3:5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar;
Eclesiastes 3:6 tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora;
Eclesiastes 3:7 tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar;
Eclesiastes 3:8 tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.

Na situação da menina, eu até poderia deixá-la dormir uma noite na minha casa, mas o correto seria indicar o caminho da casa de seus pais adotivos que na época estavam ressentidos com ela, mas fiquei com pena e quis ajudar.

Nem sempre podemos ou devemos ajudar, tem vezes que precisamos apenas indicar o socorro e permitir que o problema seja resolvido por alguém mais competente que você.  Já resolvi muitos problemas que não me pertenciam e sou grata a Deus por ter me usado até aqui, mas é necessário ter o bom censo e não colocar a sua vida e nem a vida de seus amados em jogo. Pois, há decisões neste mundo que podem nos levar a morte! Pense muito bem nisso. Quem sabe você não está em uma situação assim... Lembre-se não há meio termo, ou você pula ou você fica, mas esteja pronto pra todas as conseqüências.

A cada passo dado, uma experiência alcançada.
As lágrimas fazem parte desta história, mas o sorriso vem junto com o amanhecer.
Prefira os caminhos corretos e as decisões coerentes.

Deus abençoe sua vida com determinação, discernimento e raça pra vencer!


Deus te abençoe!

Por: SheilinhaLLima
(me envie a sua experiência de vida e ou comentários sobre o assunto)
libertador.com.br
facebook.com/SheilinhaLLima
http://sheilinha-lima.blogspot.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele será muito importante para o enriquecimento dos próximos artigos. Obrigada